Coop4Pam
Do AGROPOL ao COOP4PAM, um processo de colaboração para o desenvolvimento do sector de Plantas Aromáticas e Medicinais da EUROACE
Em Janeiro de 2016, a Comissão Europeia, através da DG Agricultura e Desenvolvimento Rural, lançou um estudo intitulado “AGROPOL: Desenvolvimento de um Modelo Europeu Transfronteiriço na Agro-indústria”, que visava estimular o sector agro-industrial transfronteiriço na EUROACE”.
Durante as primeiras fases do estudo, foi detectada a necessidade de avançar para um sector agro-alimentar sustentável através da procura de sectores com um nível mais elevado de transformação agro-industrial, com uma maior diversificação nos sectores produtivos e orientados para a luta contra o despovoamento e favorecendo um sector agro-alimentar mais adaptado às alterações climáticas.
Do processo de entrevistas realizadas, o subsector das plantas aromáticas e medicinais surgiu como um sector interessante para a promoção desta colaboração transfronteiriça, principalmente devido às seguintes razões:
- É um sector com uma grande participação de jovens empresários, uma grande maioria com formação superior e que está aberto à colaboração e inovação.
- É um sector relativamente novo neste território, mas está actualmente em plena expansão.
- É um sistema que utiliza material proveniente de ecossistemas naturais.
- Actualmente, estes são produtos que são produzidos e vendidos a granel, deixando o valor acrescentado fora da região, apesar de existir um grande potencial de transformação, nos sectores da cosmética, temperos alimentares ou medicinais e/ou de utilização alimentar.
Os responsáveis da equipa AGROPOL decidiram, em 2017, organizar um evento transfronteiriço em rede que uniu toda a cadeia de valor do sector das plantas aromáticas e medicinais. O evento teve lugar a 28/09/2017 e chamou-se Coop4PAM.
O evento foi organizado com a participação dos parceiros do projecto AGROPOL e da rede EPAM, e teve lugar no Centro de Negócios e Inovação (CEI) de Castelo Branco.
O evento registou 71 participantes, dos quais mais de 50% eram pequenas empresas.
Após esse evento, a equipa AGROPOL decidiu dar um passo mais longe e submeter uma proposta para o desenvolvimento do sector das plantas aromáticas em cooperação transfronteiriça no quadro do Programa POCTEP, semente do presente projecto.
Para mais informações sobre o evento Coop4PAM: Aqui.